3 ATITUDES PODEROSAS PARA ALCANÇAR SUAS METAS

Pessoas de sucesso são resultado de suas decisões diárias

Independente das metas que você estabeleceu, dos planos que elaborou, há certas atitudes que fazem toda a diferença na vida de uma pessoa para atingir mais facilmente o sucesso, seja na vida pessoal como profissional. Às vezes, são pequenos hábitos do dia a dia que ajudam a conquistar aquele passo a mais na direção dos seus sonhos.

Aproveite e veja como você está em relação a essas 3 atitudes poderosas:

1 – Aprenda a dizer NÃO

Você estabeleceu as metas e é preciso escolher as tarefas que realmente contribuirão para o seu sucesso e eliminar tudo que te desviará da direção correta. Escolha o que irá fazer e coloque na lista dos seus afazeres prioritários. E então quando fizer uma escolha, se pergunte se aquilo te levará para mais perto do seu objetivo. Ao definir o que é realmente importante para você e ao assumir isso como fundamental para realizar os seus propósitos pessoais, você terá mais tranquilidade e segurança para dizer “não” para os outros e a dizer “sim” para os seus sonhos.

Dizer “não” para a agenda das outras pessoas e colocar foco na sua agenda pessoal permitirá avaliar o quanto as propostas, vontades, oportunidades que surgem tem aderência ou não com os seus maiores objetivos.

Mas e se você tem dificuldade em dizer não? Às vezes, as pessoas sentem dificuldade em dizer “não” a alguém. Na verdade, existem alguns medos ou crenças por trás da dificuldade de dizer “não”. Medo da falta de aprovação, de ser considerado egoísta, pena dos outros, vergonha, insegurança, medo de rejeição, medo de prejudicar relacionamentos, falta de auto respeito.

É preciso perceber que quando você fala “sim” para tudo e para todos está dizendo “não” para os seus sonhos, pois não terá tempo suficiente para cuidar das suas tarefas, de trilhar o seu caminho.

Então, reveja algum medo ou crença que o está mantendo nessa cilada de dizer “sim”. Aprenda a pensar em como fará para dizer esse “não” de uma forma que o outro entenda e aceite.  E acima de tudo ponderar e aprender a dizer “não” nos momentos em que precisar dizê-lo.

Dica: estabeleça ao menos três tarefas essenciais para serem realizadas durante o dia. Isso ajudará a identificar as que não ajudam e recusá-las com mais facilidade.

2 – Comemore as conquistas

Reconheça os resultados positivos. Esses momentos mágicos são detalhes da vida que nos ajudam a compensar as pequenas derrotas, as preocupações e os momentos de tristeza. Comemorar as vitórias fará com que você dê o devido valor ao que conseguiu, deixará uma marca, que o lembrará e o sustentará na busca dos seus objetivos. Também irá aumentar sua autoconfiança e sua motivação em continuar com os esforços ao longo do caminho.

Como exatamente comemorar? O que o anima? Uma dica é que precisa ser compatível e ter sentido para você, para que a comemoração em si não se torne um problema. Então, pode ser algo simples como um cafezinho especial após zerar a caixa de e-mail ou um jantar especial para grandes conquistas. Outros modos? Um passeio especial, jogar com os amigos, comprar um presente especial. Até mesmo assistir um filme com pipoca em boa companhia. Importante é que seja algo que lhe dê satisfação e alegria!

Um bom hábito, simples e de alto impacto, é comemorar principalmente as pequenas vitórias, do dia a dia, porque isso estimula diretamente a confiança e a fortalece bons comportamentos no médio-longo prazo. Charles Duhigg, no seu livro Poder do Hábito, coloca a recompensa como o fator principal para solidificar um determinado comportamento.

Quando você fala para você mesmo que realizou um bom trabalho, o seu cérebro cria uma forte conexão entre essa recompensa e o comportamento que a provocou. E não precisa de muito, um simples “Parabéns, você conseguiu!” já faz o cérebro agir nesse sentido.

Assim, sempre que conseguir um resultado positivo, busque associar a um gesto de comemoração, de prazer. Isso ajudará a diminuir pensamentos negativos relacionados a derrotas e ansiedades, a controlar melhor as emoções, a alterar comportamentos indesejados e a manter a motivação e o foco, principalmente nas etapas mais difíceis de serem vencidas.

Dica: ao final do dia, lembre-se das pequenas conquistas naquele dia.  E se achar que foram especiais, no mínimo reconheça intencionalmente os avanços, por menores que sejam. Sinta-se bem consigo mesmo! Comemore!

3 – Tenha flexibilidade e persistência

Todo plano de ação considera um determinado contexto e uma estratégia para alcançar as metas desejadas. A situação pode mudar, o contexto se modificar, a estratégia se revelar inadequada. Permanecer fixo no plano estabelecido, sem avaliar o que a vida traz, pode provocar atrasos, frustrações ou até mesmo o fracasso na busca da realização de um desejo.

Para superar os impasses impostos pela vida, você precisará desenvolver sua flexibilidade diante da realidade, ou seja, aprender a responder de forma criativa a problemas e se dispor a refazer os planos diante das dificuldades que surgirem.

Mas também precisará se manter focado e firme nas metas estabelecidas. Isso exigirá que você seja persistente. Ou seja, apesar se adequar-se às situações que surgem, você não deve desistir do que deseja, ao contrário, deverá agir no sentido de criar estratégicas e descobrir formas de superar as dificuldades, com o foco nas suas metas. Lembre-se que ser persistente é agir de forma deliberada, em direção a um objetivo, apesar dos obstáculos, dificuldades ou falta de encorajamento. É aprender com os erros, se aprimorar constantemente, manter a determinação e agir para atingir o que mais se deseja.

E para ser flexível e persistente, você também precisará ser realista, isto é, trabalhar considerando a realidade que pode ser mudada, com os recursos que dispõe e no prazo estabelecido. Ter o coração no sonho a ser realizado, mas trabalhando dentro das possibilidades reais, tangíveis.

Um exercício e tanto, não?

Dica: sempre mapeie possíveis riscos, considerando os problemas que ocorrem com mais frequência que outros e pense nas medidas que poderá tomar para os riscos previsíveis, deixando uma margem de tempo para os imprevistos.

 

 

E então, como você está se saindo? Algum hábito que precisa mudar? Melhorar?

 Você costuma definir metas para a sua vida e também definir as atitudes que precisa para atingi-las? Ou se frustra por não conseguir o que propôs a você mesmo?

Como Coach, o que faço é ajudar as pessoas a alcançarem seus alvos com mais assertividade e rapidez, a compreenderem o que as impedem (falta de clareza, hábitos, crenças) e a traçar estratégias eficientes para atingirem seus objetivos. A se autoconhecerem melhor, suas qualidades e eficiências, compreender suas falhas e superá-las. Acreditar no próprio potencial e saber como usá-lo a seu favor. Conte comigo para isso!

 

E no próximo post, falarei de mais algumas atitudes poderosas. Aguarde. Você vai gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.