CINCO DICAS PARA LIDERAR AS PESSOAS EM DIREÇÃO AS METAS

Ter recursos tecnológicos, financeiros ou materiais disponíveis ajudam a atingir metas bem definidas, mas um recurso estratégico que não pode faltar são as pessoas corretamente alinhadas e motivadas para atingir os objetivos desejados.

POIS SÃO AS PESSOAS QUE CONSTROEM OS SONHOS!
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A função do líder é primordial pois é ele que influencia os seus colaboradores a pensarem e agirem para que os resultados esperados pela organização sejam atingidos. Essa competência é essencial para qualquer gestor, seja de um pequeno empreendimento ou de um grande departamento.

E a liderança exercida com base no respeito e na confiança conquistada junto ao liderados tem uma capacidade muito maior para influenciar, convencer e persuadir. Um líder assertivo usa do seu poder de autoridade, mas também utiliza o seu poder pessoal, baseado nas suas habilidades pessoais, de convencimento e de envolvimento da equipe.

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A força desse poder pessoal está na capacidade de criar vínculos com seus colaboradores, de tal forma que eles, voluntariamente, fazem o que o líder espera deles porque estão comprometidos com o objetivo final.

Por isso, um dos maiores desafios para um líder é como criar vínculos fortes com os seus colaboradores

E como podemos fazer isso?

A principal atitude é estar comprometido com o desenvolvimento das pessoas e da equipe. E algumas atitudes chaves fazem a diferença! 

  1. comunicação clara 

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Uma comunicação clara permite a todos os envolvidos saber quais são as prioridades do trabalho de acordo com as estratégias do negócio.

Um líder assertivo expressa suas ideais e suas intenções, com tranquilidade, de forma clara, respeitosa e eficaz. É verdadeiro, honesto e direto com os colegas. Dessa forma orienta, delega, corrige, reconhece de forma efetiva e agregadora. Isso deixa o time seguro e confiante no que tem para fazer.

Sabe ouvir a equipe, mesmo quando alguém mostra uma opinião diferente da sua. Sabe discordar sem provocar inimizades. E muda de opinião, quando necessário.

Quando as expectativas não são atingidas, reúne os responsáveis e busca um novo alinhamento dentro da equipe. 

  1. Feedback assertivo 

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Um feedback é uma poderosa ferramenta para ajudar a equipe ou um colaborador em um processo de mudança de comportamento ou desenvolvimento de competências desejadas e, assim, aumentar o desempenho e os resultados dos mesmos.

Mas para dar e receber um feedback assertivo e construtivo lembrar de baseá-lo em fatos e dados pessoalmente observados, de ressaltar aspectos dos comportamentos positivos, de estabelecer como deseja que a atividade ou tarefa seja realizada de forma mais satisfatória da próxima vez. Enfim, avaliar e reconhecer os liderados de forma eficaz. 

  1. Foco na resolução de problemas 

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Problemas e dificuldades fazem parte do cotidiano. Como enfrenta-los é que faz a grande diferença.

Um líder assertivo promove um ambiente propicio a cooperação, cocriação e colaboração de ideias, opiniões ou sugestões e tem seu foco na melhoria dos processos e soluções dos problemas diários. Encara os conflitos como algo natural e construtivo. Para ele, o ponto central é em resolver os problemas e as crises. Não procura culpados, procura respostas. 

  1. Respeito 

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O líder assertivo busca desenvolver a própria inteligência emocional para lidar com a pressão por resultados, os conflitos na equipe, as demandas de última hora, os sentimentos de todos os envolvidos, para gerenciar as situações da melhor maneira possível, com respeito a todos.

Isso implica em lidar com as emoções negativas da equipe, permitindo que as pessoas tenham liberdade de expressão; em reconhecer os sentimentos e os desejos dos outros, mesmo que discorde; em evitar julgamentos e preconceitos.

Mas também dará segurança para transformar as ameaças em oportunidades e discutir um problema até encontrar uma solução que atenda aos interesses dos envolvidos e da própria organização. 

  1. Aprendizado continuo e desenvolvimento de competências 

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O líder assertivo tem foco no desenvolvimento e na capacitação da equipe, contribuindo para o crescimento e o aprendizado profissional dos seus liderados. Para isso, estabelece e promove o desenvolvimento de competências e dos talentos dos colaboradores, sabendo que isso trará uma melhor produtividade e um maior resultado final para a organização.

Usa cada situação como estimulo a aprendizagem. Utiliza as situações de desafio, pressão, estresse, resultados abaixo do planejado para estimular a reflexão da equipe sobre cada evento e de como poderiam ter solucionado melhor.  Também apresenta ferramentas necessárias para a solução dos problemas e conclusão das demandas esperadas.

Reconhece que cada profissional tem suas expectativas pessoais e busca alinhar essas expectativas, valores e objetivos, pessoais e profissionais, dos seus liderados com os da empresas, desenvolvendo-os e investindo constantemente no aprimoramento de todos.

O líder assertivo possui uma alta expectativa para si e para o seu time e acredita que é possível atingi-la, pois acredita que o ser humano é principal recurso de uma empresa.

EM RESUMO

Esses cuidados permitem que o gestor desenvolva uma liderança assertiva, com foco em resultados, mas cuidando das pessoas. Lembre-se que a base da liderança que faz a diferença baseia-se na comunicação clara com todos, uso do poder da influência em vez da coerção, feedback efetivos e a colaboração para o desenvolvimento das pessoas. Dessa forma, provavelmente os resultados serão sempre superior ao esperado por todos.

 

 

Conhecer o seu perfil de liderança, seus pontos fortes e quais precisa trabalhar para tornar-se um líder mais assertivo perante a equipe só trará ganhos para a sua carreira. O processo de coaching pode contribuir nesse processo. Desafie-se: o coaching pode ajudar”

 

 

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