Gerenciando Gerentes

O segundo passo na jornada de um líder é assumir o gerenciamento de outros líderes.

Neste nível, a liderança muda para orientar de outros líderes que, por sua vez, gerenciam suas equipes. Esse desafio exige habilidades que combinem visão estratégica com a capacidade de influenciar e desenvolver outros líderes. Isso na prática é:

1. Desenvolver Visão Estratégica – a habilidade de ver o quadro geral, entender como as diferentes partes da organização se encaixam e identificar oportunidades e ameaças no horizonte. Deve ser capaz de articular uma visão clara que alinhe e inspire as equipes de liderança em direção aos objetivos de longo prazo da organização.

Para isso, precisa se manter informado sobre as tendências do setor e do mercado para antecipar mudanças; envolver-se em discussões estratégicas com outros líderes sêniores com diferentes perspectivas; e praticar o pensamento crítico e questionar o status quo para encontrar novas oportunidades de crescimento.

2. Influenciar e Desenvolver Outros Líderes – envolve ganhar respeito, estabelecer credibilidade e motivar através do exemplo, para não depender só da autoridade direta.

Para influenciar e desenvolver líderes deve construir relações de confiança, mostrar interesse genuíno no desenvolvimento e bem-estar dos líderes; fornecer feedback regular e construtivo, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional; e encorajar a autonomia, permitindo que os líderes decidam e liderem suas equipes de maneira independente, enquanto fornece orientação e apoio, quando necessário.

3. Navegar pelos Desafios – ser líder de líderes envolve cuidar de desafios complexos, desde alinhar equipes e líderes com a visão da empresa até gerenciar conflitos e garantir uma comunicação eficaz entre os departamentos.

Para isso, necessita promover uma cultura de abertura e transparência, com os líderes compartilhando sucessos e desafios; facilitar o alinhamento estratégico através de reuniões regulares de planejamento e revisão; e desenvolver habilidades de resolução de conflitos para mediar as diferenças, garantindo que as divergências sejam resolvidas de maneira construtiva.

Gerenciar gerentes exige habilidades técnicas e uma forte capacidade de liderança interpessoal, para desenvolver uma visão estratégica comum, influenciar e desenvolver outros líderes, e navegar pelos desafios organizacionais, posicionando as equipes e a organização para o sucesso a longo prazo.

Este nível de liderança exige um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e o desenvolvimento de novas lideranças.

E como tem sido para você exercer essa liderança sobre outros líderes? O que mais chama a sua atenção e exige seu esforço pessoal?

Como coach e mentora, estou à disposição para ajudar você nessa etapa, a conduzir sua jornada pessoal de desenvolvimento, como a sua equipe de líderes e liderados a fazerem as mudanças que tragam os resultados desejados. Conte comigo!

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