Gerenciar outras Pessoas – Primeira Liderança

A primeira liderança exercida é um marco no início da carreira de um líder!

Gerenciar os outros é o primeiro passo na jornada de liderança, ponto em que passa de contribuidor individual para gerente de uma equipe.

Para esse estágio, é preciso aprimorar competências para motivar, orientar e desenvolver a equipe de maneira eficaz. Para isso, precisará de habilidades técnicas, interpessoais e de gestão, cruciais para o sucesso da equipe.

Comunicação, delegação e feedback são algumas dessas competências chave.

Comunicação Eficaz é como uma espinha dorsal, porque precisa ser capaz de comunicar claramente os objetivos, expectativas, informações e feedback. Além de falar, deve ouvir ativamente, garantindo a compreensão das preocupações e das ideias da equipe.

Para melhorar a comunicação necessita praticar a escuta ativa, prestando atenção ao que está sendo dito, sem interrupções; ser claro e conciso nas instruções e mensagens; e encorajar a comunicação bidirecional, criando um ambiente confortável para a expressão de ideias e preocupações.

Delegação Efetiva é a transferência de tarefas, confiando nas capacidades dos membros da equipe, promovendo o desenvolvimento, aumentando a eficiência e melhorando a satisfação no trabalho.

Para delegar efetivamente é preciso identificar as tarefas certas, considerando as habilidades e os interesses da equipe; fornecer as informações e recursos necessários para a conclusão bem-sucedida; e estabelecer expectativas claras e prazos, com autonomia à equipe para determinar a melhor forma de concluí-las.

Fornecer Feedback Construtivo ajuda os membros a entenderem o que estão fazendo bem e onde podem melhorar, além de demonstrar que o líder está investindo em seu sucesso.

Um feedback construtivo se baseia em ser específico e apoiar-se em observações concretas; enfatizar o positivo e as áreas para melhoria; e fazer dele um diálogo, permitindo que o receptor possa responder e discutir.

Gerenciar outros também envolve:

– Desenvolver uma compreensão das dinâmicas de equipe, promover um ambiente de trabalho inclusivo e motivador, e resolver conflitos de maneira eficaz;

– Adaptar o estilo de liderança para atender às necessidades individuais, estilos de trabalho, motivações e desafios de cada membro;

– E manter-se focado nos objetivos da equipe.

O sucesso na gestão de outros é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Investir tempo no desenvolvimento dessas competências melhora o seu crescimento como líder e a eficácia da própria equipe.

Quais são suas principais angústias ou dificuldades como uma pessoa lidando com a sua primeira equipe? Como tem buscado superar os seus gaps pessoas?

Como coach e mentora, estou à disposição para ajudar você nessa etapa, a conduzir sua jornada pessoal de desenvolvimento e da sua equipe, para alcançar os resultados desejados. Conte comigo!

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