Os Seis Passos do Pipeline de Liderança

Você conhece os Seis Passos do Pipeline de Liderança?

Ram Charan propõe uma divisão na trajetória de um líder em seis níveis distintos, cada um exigindo um conjunto específico de habilidades, comportamentos e perspectivas. Eis um panorama básico desses seis passos:

1. Gerenciando a Si Mesmo – no início da carreira, o foco está em desenvolver a competência técnica e a capacidade de gerenciar a si mesmo. Neste estágio, os indivíduos aprendem ser produtivos, confiáveis e a aprimorar suas habilidades específicas. Essa transição começa com o autoconhecimento e a autogestão, bases para a responsabilidade sobre os próprios resultados antes de influenciar os outros.

2. Gerenciando Outros – o próximo passo é aprender a gerenciar outros. Isso envolve a transição de contribuidor individual para gestor, onde o foco se expande para incluir o desenvolvimento, a motivação e a orientação de uma equipe. Habilidades como comunicação eficaz, delegação, feedback e gestão de conflitos são cruciais.

3. Gerenciando Gerentes – este nível requer uma mudança na perspectiva. Significa ser responsável por uma área maior da organização, exigindo habilidades em estratégia, alocação de recursos e desenvolvimento de liderança intermediária, com uma visão mais ampla, com menos foco nas operações diárias e mais na direção e na estratégia.

4. Liderança Funcional – aqui, o líder assume a responsabilidade por uma função inteira dentro da organização, como marketing, operações ou finanças. Isso exige uma compreensão da função e de como ela se encaixa e contribui para a estratégia geral da empresa. O líder funcional deve equilibrar a excelência funcional com a contribuição para os objetivos organizacionais mais amplos.

5. Liderando uma Unidade de Negócios – aqui, o líder gerencia uma unidade de negócios completa, exigindo uma compreensão de todas as funções de negócios e como se combinam para criar valor. É vital a capacidade de tomar decisões estratégicas, gerenciar a diversidade de stakeholders e liderar através de complexidades e incertezas.

6. Líder de Líderes – o último nível, onde a responsabilidade se expande para incluir a direção de uma organização inteira ou de suas principais divisões. Aqui, o líder deve ter uma visão clara de longo prazo, capacidade de definir e cultivar a cultura organizacional, liderar transformações e influenciar uma gama diversificada de stakeholders internos e externos.

Em qual nível você se encontra? Tem uma noção clara de quais são os gaps que precisa superar?

Nesta série de post, a ideia é mergulhar em cada um desses estágios, explorando as competências chave e estratégias para maximizar o impacto em cada nível do Pipeline de Liderança.

E eu, como coach e mentora, estou à disposição para ajudar você nessa etapa, a conduzir sua jornada pessoal, sua equipe ou empresa a fazerem as mudanças que tragam os resultados concretos e desejados. Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.