Como um líder deve agir para resolver um problema complexo?

Um exemplo de um problema complexo é o desenvolvimento de uma nova estratégia de marketing digital para um mercado global em constante mudança, envolvendo tendências de mercado, comportamento do consumidor e inovações tecnológicas

Situação influenciada por fatores interconectados, dinâmicos e imprevisíveis, cujas soluções exigem colaboração entre diferentes setores e disciplinas, e envolvem experimentação e adaptação, já que a solução ou o caminho a seguir não são claros.

Também exige uma abordagem que aceite a incerteza e seja flexível para se adaptar à medida que novas informações e situações surgem.

No domínio de um problema “Complexo”, do Framework Cynefin, a relação entre causa e efeito é intrincada e só pode ser compreendida em retrospecto. A abordagem apropriada, refletindo a necessidade de experimentação e aprendizado contínuo para navegar efetivamente neste ambiente, consiste em:

1º – SONDAR – envolve experimentação. As soluções não são evidentes e não podem ser deduzidas apenas pela análise ou conhecimento especializado. É necessário testar hipóteses, realizar pequenas intervenções ou experimentos seguros para falhar e ver como o sistema reage.

2º – SENTIR – então, é crucial observar como o sistema responde às intervenções. Isso envolve coletar e interpretar dados, e estar atento a padrões emergentes.

3º – RESPONDER –  Com base nas informações e padrões identificados, as ações são ajustadas e refinadas. Esta resposta é iterativa e adaptativa, modificando a abordagem, conforme o que foi aprendido com a experimentação.

Algumas características e considerações para problemas complexos:

– Os sistemas complexos são marcados por uma grande dose de incerteza e ambiguidade. As relações de causa e efeito não são lineares e podem mudar ao longo do tempo.

– A adaptabilidade é crucial em ambientes complexos. As estratégias e abordagens precisam ser flexíveis para se ajustarem à evolução contínua do cenário.

– A ênfase está em aprender fazendo. As soluções emergem através de um processo de tentativa e erro, onde cada ciclo de experimentação fornece insights valiosos.

– A colaboração e a inclusão de uma diversidade de perspectivas são essenciais para entender e responder efetivamente à complexidade. Diferentes pontos de vista podem revelar aspectos não percebidos do problema.

– Uma armadilha comum é tentar simplificar demais os problemas complexos, forçando-os em abordagens lineares ou categóricas que não se aplicam.

A chave principal é reconhecer que, em sistemas complexos, não há respostas certas pré-definidas, mas sim caminhos que se revelam através da experiência e da interação contínua com o ambiente.

No desempenho das suas funções atuais você enfrenta problemas complexos? Compartilhe suas experiências e ajude quem está aprendendo a lidar com esse tipo de problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.