Como um líder deve agir para resolver um problema complicado?

Quer um problema complicado? O pouso forçado no Rio Hudson.

Lembra? Após decolar do aeroporto LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros adentra a turbina do avião do piloto Sully. O infortúnio danifica a aeronave. Sem alternativa, o piloto decide fazer um pouso forçado no Rio Hudson.

Pelo Framework Cynefin, problemas complicados são problemas conhecidos, onde a relação de causa e efeito não são óbvias, separados no tempo e no espaço, mas repetíveis e analisáveis. Era a primeira vez que um 747 perdia a sustentação a uma altitude tão baixa, mas o piloto Sully conhecia cada uma das consequências de possíveis decisões suas.

Nessa dimensão o processo de decidir é SENTIR – ANALISAR – RESPONDER.

1º – SENTIR  – observar e coletar informações sobre a situação ou problema, que podem não fornecer respostas imediatas ou óbvias.

2º – ANALISAR – envolve a desagregação do problema em partes menores, a aplicação de análises técnicas e o uso de expertise para explorar as relações entre diferentes elementos.

3º –  RESPONDER – após a análise realizada, uma solução ou conjunto de ações é formulado e implementado. As respostas são muitas vezes baseadas em boas práticas ou soluções avançadas, adaptadas ao contexto específico.

Um exemplo: o gestor de uma fábrica registra um aumento inesperado no consumo de energia (SENTIR). Para resolver isso, pode fazer uma análise de padrões de consumo de energia, uma inspeção de equipamentos e uma consulta com engenheiros especializados (ANALISAR). A resposta pode incluir a atualização de equipamentos, a otimização de processos ou a reorganização do layout para melhor eficiência energética (RESPONDER).

Algumas características e considerações para esse domínio:

– Exige um alto nível de conhecimento técnico, pois a solução pede conhecimento especializado, pesquisa e análise detalhada.

– Requerem abordagens sistemáticas e metódicas, como análise de dados, modelagem e experimentação.

– No domínio Complicado, podem existir várias soluções viáveis, com seus próprios prós e contras.

– A consulta e colaboração com especialistas e partes interessadas é crucial para entender todas as facetas e encontrar a melhor solução.

– Uma armadilha potencial é a “paralisia por análise”, onde a busca excessiva por informações e a análise detalhada impedem a tomada de decisão e ação.

O domínio Complicado, no framework Cynefin, são problemas que, embora não sejam transparentes à primeira vista, podem ser destrinchados e resolvidos através de análise rigorosa e expertise. A chave é compreender que ela pode ser descoberta através de métodos sistemáticos e conhecimento especializado.

Você já lidou com algum problema desse tipo? Como foi sua experiência. Isso sempre ajuda a quem está buscando saídas, não é mesmo?

 Ah, e vale a pena assistir ao filme “Sully: O Herói do Rio Hudson”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.