Como um líder deve agir para resolver problemas de natureza simples?

O Framework Cynefin, de Snowden, propõe algumas ações claras quando o problema a ser resolvido é enquadrado como “simples” ou “óbvio”.

Na dimensão simples ou óbvio do framework Cynefin, os problemas são conhecidos por todos, com a relação de causa e efeito repetível e previsível. Os problemas são bem estruturados e as soluções são baseadas em boas práticas ou regras estabelecidas. O processo de tomada de decisão é direto devido à clareza da situação. Nessa dimensão o processo de decidir é SENTIR – CATEGORIZAR – RESPONDER.

SENTIR  – envolve a observação e a coleta de informações sobre a situação ou o problema, para entender claramente o que está acontecendo antes de tomar qualquer ação.

CATEGORIZAR – o próximo passo é categorizar ou classificar o problema dentro de um conjunto conhecido de categorias ou padrões, baseando-se em experiências anteriores ou em conhecimentos estabelecidos.

RESPONDER – uma vez identificado, uma resposta ou solução adequada é implementada, sendo muitas vezes procedimentos padrão ou melhores práticas.

Usando um exemplo para entender as etapas: um gerente de loja pode perceber uma queda nas vendas de um produto específico (SENTIR). Ele pode identificar que a queda nas vendas é devido a um produto que não está mais na moda (CATEGORIZAR). E então, pode responder com a introdução de novos produtos mais populares ou a implementação de uma promoção para limpar o estoque existente (RESPONDER)

Os problemas de natureza SIMPLES  possuem como maior dificuldade a categorização do evento e a escolha de uma resposta apropriada, com base em documentos, procedimentos e manuais de boas práticas. Como é um contexto simples, sempre há uma única solução para cada problema

Algumas características e considerações para esse tipo de problema:

– Previsibilidade: as situações são previsíveis, permitindo respostas rápidas e eficientes.

– Eficiência: por serem bem compreendidos, os problemas neste domínio podem ser resolvidos de maneira eficiente, muitas vezes com soluções já testadas e comprovadas.

– Risco de Complacência: um perigo neste domínio é a complacência. Acreditar que todas as situações podem ser resolvidas com abordagens existentes pode levar à falta de inovação e à incapacidade de responder a mudanças no ambiente.

– Importância da Experiência:  Ter uma base sólida de conhecimento e experiência é vital neste domínio, pois permite a rápida categorização e resolução de problemas.

Esse domínio lembra muito o aprender a andar de bicicleta. Por mais distinto que sejam os terrenos por onde se anda, as regras de como se conduzir não mudam. O mesmo não se pode dizer dos problemas COMPLICADOS. Tema do próximo post.

#coaching #mentoria #treinamento #quantumcriativo #resoluçãoproblemascomplexos #liderança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.