BONS PROCESSOS DE COACHING E MENTORIA – 10ª DICA

Aprofundando a Autoconsciência: o papel dos assessments

Assessments desempenham um papel significativo nas jornadas de desenvolvimento pessoal e profissional por oferecerem um espelho introspectivo, permitindo aos indivíduos mergulharem em suas preferências inatas, traços de personalidade e estilos de comunicação.

Esses tipos de insight não são apenas reveladores, mas também altamente prático. Ao compreender melhor como pensa, sente e interage com o mundo ao seu redor, pode começar a reconhecer seus pontos fortes e suas áreas de crescimento.

Em um contexto de coaching/mentoria, essa clareza é inestimável. A magia do processo de coaching/mentoria reside na capacidade de alavancar os pontos fortes das pessoas, enquanto se trabalha nas suas áreas de melhoria.

Com uma compreensão clara da personalidade e preferências, as decisões são mais embasadas, as metas são alinhadas com mais clareza e as estratégias de interação são mais autênticas e eficazes. Além disso, ao entender as formas preferidas de trabalhar e se comunicar, o coachee/mentorado pode construir relacionamentos mais produtivos e harmoniosos no ambiente profissional e pessoal.

Por outro lado, vale ressaltar que, embora ferramentas como o MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) sejam extremamente úteis, pois oferecem um caminho estruturado para compreensão de traços de personalidade, preferências e estilos de comunicação, elas são apenas uma parte do quebra-cabeça. Nessa jornada de autoconhecimento é importante complementar essas avaliações com reflexões pessoais, feedbacks de colegas e outras estratégias de desenvolvimento.

Enfim, a autoconsciência é a pedra angular do desenvolvimento pessoal e profissional e nesse processo as ferramentas são pontos de partida e não destinos finais.

A pergunta provocativa aqui é quais são os recursos e ações que você costuma fazer para complementar as ferramentas e confirmar os resultados? Ou o resultado da ferramenta em si já é suficiente para provocar esse autoconhecimento? Ou isso varia de ferramenta para ferramenta ou do coachee/mentorado em processo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.