Como melhorar o desempenho de seus processos de mentoria e coaching!

Para falar desse tema, fizemos um amplo levantamento de ferramentas e metodologias empregadas em processos de coaching e mentoria, para confirmar que a diferença na aplicação desses instrumentos são alguns cuidados necessários a qualquer um deles. E é sobre isso que queremos compartilhar por aqui, com algumas reflexões.

O primeiro ponto é a importância de estabelecer metas claras e específicas. Afinal, como podemos guiar alguém em sua jornada de desenvolvimento se não sabemos exatamente para onde estamos indo?

A clareza nas metas é o primeiro passo para uma jornada de bem-sucedida. Quando a pessoa tem objetivos bem definidos, ele ganha não apenas uma direção, mas também motivação e foco. E os Coachs e Mentores ganham um balizamento para guiar o processo como um todo.

É importante ressaltar que a definição de metas é um processo colaborativo entre as partes. O Coach ou Mentor tem a responsabilidade de guiar o outro na definição de metas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e alcançáveis. Isso requer uma escuta ativa e uma compreensão profunda das necessidades, valores e limitações envolvidas. Somente assim será possível estabelecer metas que sejam verdadeiramente relevantes e motivadoras para o indivíduo.

Uma excelente ferramenta para aplicar nessa etapa é o SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais), pois ela ajuda a transformar ideias e desejos abstratos em planos de ação concretos e realizáveis.

Outro detalhe é estabelecer indicadores de progresso, celebrar as conquistas, e, quando necessário, ajustar o plano de ação, para acompanhar de perto o processo. Isso permite a manter o indivíduo  motivado e focado, garantindo que ele não perca de vista seus objetivos e continue avançando em sua jornada.

É interessante observar que as metas podem mudar, ajustando-as as novas necessidades ou possibilidades, identificadas ao se caminhar junto ao coachee ou o mentorado, respeitando suas individualidades e potencializando seus pontos fortes.

Quando tudo isso acontece, a jornada se torna não apenas um caminho para o alcance de objetivos específicos, mas uma verdadeira transformação pessoal e profissional.

Como você faz isso como Coach ou Mentor? Usa outra ferramenta? Ou considera o SMART excelente para isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.