QUATRO DICAS PARA DEFINIR METAS REAIS

Sempre estamos fixando metas pessoais ou profissionais, mas geralmente é difícil pararmos para refletir sobre como fazemos isso. Aqui eu listei algumas dicas que sempre ajudam a definir as mudanças que desejamos para nossa vida ou trabalho, como planejá-las para finalmente conseguir implementá-las. Vale a pena dar uma olhada para evitar cometer os mesmos erros, ano após ano!

1 – DIMENSIONE SEUS ESFORÇO

Normalmente, definir metas é considerado apenas como selecionar o objetivo que se deseja alcançar, com perguntas do tipo “O que eu desejo concretizar? O que desejo fazer? Aonde quero chegar? ”.

Porém, uma questão essencial, que pouco fazemos nesse processo, é nos perguntarmos: “que tipo de esforço quero realmente fazer?”. Porque definir o objetivo é até fácil, difícil é quantificar o quanto de desafios ou os sacrifícios que estamos dispostos a suportar para alcançar o que realmente desejamos.

Todo resultado exige um esforço contínuo de construção e, às vezes, exige também mudanças de crenças e muito treino. Por isso, além de tomar consciência do esforço que desejamos empreender, também devemos pensar na compensação que desejamos em troca do esforço a ser despendido e se temos a capacidade de pagar os custos exigidos.

Você costuma dimensionar isso? O quanto realmente quer “suar” para ter algo?

 2- MANTENHA A ROTA PARA SEU OBJETIVO

 Há uma metáfora que eu gosto muito. A de lemes e remos. A rota para os objetivos é determinada pelo comandante do barco, que mantem o leme na direção escolhida para o ponto de chegada. Quando há mudança de destino, o leme é movido. Se não há mudança, é só manter o leme firme e remar. Se o destino muda a toda hora, o leme leva o barco para várias direções e a lugar nenhum.

Já se sentiu assim? Remando e, de repente, não tem certeza exatamente para onde?

Para mim, nessa metáfora, o leme está relacionado com o objetivo e os remos como as maneiras de atingi-lo. Eles determinam o ritmo, o sistema, o processo e o progresso no avanço para o destino final.

Você tem metas pessoais e profissionais. São elas que determinam a direção do leme e devem ser mantidas. Mas para avançar você também precisa remar. E, acredite, existe uma relação entre qual é a sua meta e a melhor maneira para remar em direção a ela. Fica mais fácil quando se descobre o melhor jeito para alcançar os resultados que se deseja

Como está seu barco a remo? O leme muda continuamente de direção? Você consegue remar com ritmo e medir seus progressos de forma consistente?

 

3 – PENSE NOS PRINCÍPIOS QUE NORTEARÃO A JORNADA

Há várias estratégias para definir as metas. Geralmente, revemos o que conseguimos cumprir da nossa última lista. Passamos a limpo, acrescentamos ou modificamos alguns tópicos, sem pararmos para reavaliar os princípios envolvidos ou nossa visão de futuro.

Vamos meio que no automático, refazendo a lista de um ano para outro.

É interessante avaliarmos o ano que se encerra e ao mesmo tempo definir o que queremos atingir no ano seguinte. Mais importante ainda é, nesse processo, verificarmos os acertos e erros, evitando a repetição dos mesmos comportamentos, além de avaliarmos se desejamos continuar, parar, começar ou modificar nossa jornada, seja na vida pessoal ou profissional.

Nesse olhar mais cuidadoso, também é proveitoso revermos o ‘POR QUÊ?’ queremos algo. Para depois confirmarmos ‘O QUE?’ realmente queremos.  Dessa forma conseguimos enxergar quais PRINCÍPIOS influenciam as escolhas que fazermos.

O que você prioriza?

Equilíbrio e Beleza? Autonomia e Singularidade em sua forma de expressão? Ajudar os outros, com tempo, recursos e energia? Ter poder de influenciar e controlar o ambiente? Adquirir conhecimento pelo conhecimento em si? Obter resultados práticos e eficientes? OU prefere promover ordem, estrutura, padrões e protocolos?

A opção por uma ou outra dessas prioridades influenciará as preferências pessoais de trabalho, emprego, moradia, roupas, forma de investir dinheiro, tempo, companhia, hobbies e assim por diante.

Coloque no papel e hierarquize seus Princípios de uma forma clara e racional. Enxergue suas inclinações. Isso deixará o processo decisório mais rápido e compreensível.

E olhe, se você não sabe nem por onde começar, nós podemos ajudar nisso através do processo do Coaching, com certeza!

4 – CRIE UMA VISÃO DE FUTURO PARA NORTEAR A JORNADA

Outro exercício nessa etapa é ter uma VISÃO DE FUTURO exata. Não é hora para nos preocuparmos em COMO chegar lá. Isso fica para outro momento. Aqui se trata de buscarmos a energia interna proporcionada pela imaginação de como será a vida quando finalmente atingirmos o que desejamos.

O que você mais deseja, se não houvesse nenhuma dificuldade a ser superada?

A Visão de Futuro às vezes revela os nossos maiores desejos em metas possíveis de serem alcançadas, quando decidimos construir um plano solido e consistente nessa direção.

E aí vai a última dica antes de fechar o processo de definição de metas e objetivos.

5- DEFINA O QUE REALMENTE QUER

Todos temos responsabilidades em várias áreas e em diferentes contextos. Assumimos diversos papéis e funções ao longo da vida.

A tendência é estabelecermos metas e objetivos com igual peso, muitas vezes sem olhar com cuidado para o nível real de satisfação que nos proporciona cada área de nossa vida. Ou sem considerar a hierarquia de Princípios que definimos, com uma visão limpa dos diferentes papeis que desempenhamos.

Pare e pense um pouco. Como realmente está sua vida? O que realmente quer para você e em que medida?  

O que é mais importante para você na vida pessoal? Equilíbrio emocional, desenvolvimento intelectual, saúde, disposição? E na área profissional? Realização profissional, proposito pessoal, recursos financeiros? E quanto a relacionamentos e hobbies?

Você tem clareza do quanto está satisfeito ou o que quer mudar? O que é mais prioritário para você nesse momento de vida?

Muitas vezes repetimos os mesmos objetivos, lista após lista, simplesmente porque não alcançamos o que queríamos. Um pouco de coragem para olhar o que realmente sentimos, permitirá alterar coisas que não fazem mais sentido, porque a vida é dinâmica e, com certeza, mudamos com a vida!

Cada escolha conduz a objetivos distintos. A clareza do que se quer e de como chegar dá ao comandante um controle muito melhor da própria vida.

O Coaching é uma metodologia que pode ajudá-lo a organizar, definir e priorizar as suas metas, além de identificar e desenvolver as suas competências e habilidades para alcança-las.  Vamos conversar sobre isso?

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.