FAÇA ACONTECER: DA INICIATIVA À ACABATIVA

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Denis suspirou fundo e expressou sua principal frustração para a Coach… “tenho muitas ideias, começo uma série de projetos e quando vejo, não terminei a maioria deles… meus amigos dizem que não tenho acabativa. E isso já está me prejudicando profissionalmente… sou o cara que não termina o que começa… preciso mudar isso!”

Denis era consultor de empresa de tecnologia de informação, que implantava sistemas. Participava da equipe que alavancava novos negócios e tinha bom faro para perceber oportunidades. Fazia os primeiros contatos, abria espaços excelentes, mas muito dos projetos não “vingavam”. Os colegas diziam que “ele tinha muita iniciativa e pouquíssima acabativa”. Nas ultimas avaliações ficou claro que muito do insucesso era devido a uma dificuldade em conduzir os assuntos para a devida amarração e concretização entre os setores envolvidos. Não era um problema de procrastinação ou falta de domínio nos assuntos. Ele simplesmente não terminava o que começava bem.

Para começar, a Coach procurou esclarecer algumas coisas. O fato de ter muita iniciativa era algo extremamente positivo e que desenvolver a capacidade de terminar os projetos também era perfeitamente possível. Era preciso compreender a importância de cada um para buscar aprimorar o que lhe faltava.

Explicou que iniciativa é a capacidade de conceber ideias novas, de iniciar e criar projetos. Pessoas com iniciativa costumam ter muitas ideias e encontram sugestões para as mais diferentes situações. E que acabativa é um neologismo* que significa a capacidade de terminar aquilo que iniciou ou concluir algo que outros começaram. É a capacidade de colocar em pratica uma ideia e leva-la até o final. É a realização das ações necessárias para alcançar os resultados esperados. Na verdade, são competências complementares. O ideal é que coexistam e se completam, sejam no individuo, nas equipes e ou nas empresas.

“Por que você acha que não fecha os seus processos de venda como deveria?” Denis ouviu a pergunta da Coach e não sabia responder. Gostava de encontrar as soluções, tanto técnicas como contratuais, mas algo se perdia no meio do caminho. A Coach sugeriu algumas razões para isso.

Primeiro, aplicou algumas avaliações para enxergar melhor o perfil comportamental e, claro, Denis revelou uma grande capacidade de enxergar oportunidades de negócios e de criar soluções únicas; de envolver as pessoas chaves na discussão das soluções; de negociar com as partes interessadas uma proposta de serviço. Sua maior dificuldade era lidar com as rotinas e o acumulo de projetos.

Denis precisou desenvolver procedimentos robustos que o ajudassem a enxergar o processo todo em partes, em etapas intermediárias. Isso o ajudaria a manter o foco, a finalizar cada fase, a mensurar os resultados parciais, acompanhar prazos e setores envolvidos, cobrar respostas em tempo hábil, evitar dispersões e desânimos, conduzindo-o com certeza para uma boa finalização dentro do tempo necessário. E ouviu o conselho da Coach: passou a comemorar cada etapa e processo vencido, cada realização alcançada!

Mas durante o coaching, apareceram outros aspectos que contribuíam para a falta de acabativa de Denis. Muitas vezes, no meio da execução de alguns projetos, apareciam outros para os quais ele não tinha tempo hábil para trabalhar corretamente, mas acabava aceitando pois o desafio de resolver aquilo era apaixonante para ele. Aprendeu a dizer não, com critérios, e a fazer uma melhor gestão de tempo e de agenda.

Conforme foi aplicando o que aprendia no seu trabalho, Denis pode colaborar mais com a sua equipe. Promoveu discussões a respeito dos critérios de aceitação ou não de um novo projeto e isso contribuiu para melhorar a estratégia adotada pela empresa. Auxiliou na restruturação de uma gestão conjunta e mais eficiente das agendas de visitas com seus colegas, o que ajudou para que metas fossem alcançadas com uma maior eficácia.

Denis aprendeu que o seu forte é identificar negócios e criar situações favoráveis para a venda de sistemas e sua implantação. Sabe como contribuir para o aumento da produtividade e rentabilidade de uma empresa. Mas aprendeu também que iniciativa sem acabativa são promessas ao vento, não geram frutos, resultados desejados. Para ele, é necessário manter um controle firme do processo do início ao fim. Isso exige disciplina nas ações, persistência no tempo e ordem no espaço. Para ele, o esforço valeu a pena, pois ele passou a acabar tudo o que começa!

 

 

E você? Tem mais iniciativa ou acabativa? Quais projetos de carreira ou de vida estão precisando de acabativa para serem implantados? Ou falta iniciativa? O que fazer? Como fazer? Quando fazer? O processo de coaching pode ajudar a compreender o seu perfil e a desenvolver a competência que lhe falta.

 

Aviso: qualquer semelhança é mera coincidência.

* Neologismo – processo de criação de uma nova palavra na língua devido à necessidade de designar novos objetos ou novos conceitos ligados às diversas áreas: tecnologia, arte, economia, esportes etc. Um neologismo é criado através de processos diversos como: justaposição, aglutinação, prefixação, sufixação, abreviação, importação de vocábulos existentes em uma outra língua ou ainda, através de um novo sentido dado a uma palavra já existente.

 

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