TENHA CORAGEM… FAÇA SUA VIDA VALER A PENA!

man-person-hand-party-medium

A proposta de trabalho era fazer uma análise da empresa. Mas aquela pergunta da Coach realmente incomodou Sandra…. “O que realmente você quer fazer da sua vida?” .

Foi interessante apresentar o negócio que tinha estruturado a partir da sua história de vida. Relações Públicas, tinha participado de vários trabalhos significativos e trabalhado em algumas agências de notícias importantes. Também tinha realizado alguns Jobs interessantes na área de marketing. Nos últimos anos, por conta própria, tinha criado uma rede de parceiros associados, com profissionais altamente competentes em diferentes segmentos, e conseguia fechar contratos, gerenciando projetos na área de divulgação de marcas, produtos e serviços, com muita inovação e criatividade.

Por sentir que precisava de foco, para crescer de forma mais estável, resolveu submeter o modelo ao crivo de um profissional, mas não estava preparada para essa pergunta. E o pior é que a pergunta fez sentido.

As competências reunidas nas áreas de relações públicas, assessoria de imprensa, marketing e mídias digitais permitiam trabalhar com diferentes setores. Então, na realidade e no fim das contas, ela queria trabalhar com o que? Simplesmente, não sabia!

“Para que o presente seja vivido e nos conduza ao futuro que desejamos, é preciso que ele contenha um propósito de vida maior do que simplesmente ir vivendo. Então o que realmente você quer fazer da sua vida, Sandra?”. Com essa pergunta, a Coach continuou questionando mais ainda, instigando e aprofundando a reflexão.

O propósito de vida contem três elementos essenciais. Um é quem é você, sua essência, seus dons especiais, seus valores, suas motivações. O que motiva uma pessoa a levar a vida de uma determinada forma, preservar determinadas relações, estabelecer as prioridades para as ações, que trazem consigo o prazer de viver.

A segunda base é o que você faz bem. Aquilo que adora fazer, que é capaz de motivar diariamente a ir trabalhar. Pode até ser um hobby, porque faz muito bem ou quer aprimorar. Ou faria até de graça e com prazer. Mas em todas essas situações é algo que serve como uma valiosa solução de um problema ou de uma necessidade para alguém.

E por fim, a terceira base é saber qual será o seu legado. Qual será a sua contribuição para um bem maior, seja da sua família, amigos, conhecidos, clientes ou até mesmo ao mundo. Qual é o seu propósito de vida?  O que faz sentido para a pessoa, de uma perspectiva individual, como a sua missão de vida. Até que ponto e de que forma o seu percurso representará o que acredita e, por esse motivo, deixará algo de significativo para o mundo. O que de verdadeiro faz e para quem o faz!

A Coach fez com que percebesse que parte das dúvidas apresentadas quanto ao negócio em si se referiam mais a um desagrado por alguns trabalhos que tinha realizado ou estava realizando, que não eram consistentes com seus valores, que não geravam estabilidade, paz e satisfação própria, mesmo com os resultados apresentados. Faltava um fio condutor, que lhe trouxesse a certeza maior sobre o rumo que queria dar a aquilo tudo.

As perguntas feitas, uma após a outra pela Coach, fez com que relembrasse de momentos significativos e de decisões importantes na sua vida. De projetos especiais, inclusive sobre a própria carreira. De pessoas ícones que a influenciaram ou despertaram sua paixão e, de repente, ficou claro com o que queria realmente trabalhar e contribuir – a cultura como forma de transformar a vida das pessoas!

Esse insight foi extremamente revelador. Tudo ganhou sentido para ela. A partir desse ponto, aplicar a metodologia para encontrar a sinergia no negócio foi sendo cada vez mais gratificante. O processo de definir quem seriam seus clientes, suas necessidades e como iria atuar para ajuda-los a alcançarem melhores resultados, era fácil e tinha lógica no contexto geral.

Naquele dia, voltou energizada para casa e começou imediatamente a colocar em pratica novas estratégias e, antes mesmo de terminar a consultoria com a Coach, percebeu que algumas propostas de trabalho ganharam novas cores. Promoveu alguns eventos culturais que foram elogiados por todos os envolvidos, desde o contratante até as pessoas que comparecerem pela divulgação realizada. E o melhor de tudo é que eles tinham a sua marca pessoal – eram eventos que envolviam cultura e permitiam que as pessoas refletissem sobre novas possibilidades na vida!

Para Sandra, a sua vida passou a fazer mais sentido do que antes. Tinha um norte para o seu presente. Tinha definido sua missão e o seu propósito de vida. Isso ajudou-a a estabelecer uma visão para o que realmente desejava fazer da sua própria vida.

E você, sabe qual é o seu propósito de vida? O processo de Coaching pode ajudá-lo a definir e encontrar um maior significado para o que deseja concretizar. Permita-se buscar isso!

 

 

Aviso: qualquer semelhança é mera coincidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.