MAS AFINAL, O QUE É COACHING?

 

hands-way-guide-tourist-medium

“Tenho um amigo que insiste que o coaching me ajudaria a melhorar as minhas atividades. Já fiz terapia. Já fiz vários cursos. O que o coaching faria de diferente realmente?”

Essa pergunta acontecia no meio de um churrasco em que Oswaldo expressava sua principal dúvida, após algumas pessoas comentaram justamente o quanto um processo de coaching tinha-as ajudado.

“Oswaldo, pense em uma carruagem?”

“Carruagem? Como assim?”

Pense em uma carruagem. Coach em inglês. Ela transporta uma pessoa de um determinado lugar para um local escolhido. Isso pode acontecer de uma forma direta, sem muitos desvios ou percalços. Ou pode ser bem confuso e lento por falta de um trajeto pré-definido.

O que diferencia o coaching de terapias e cursos tradicionais é justamente o foco em mapear e desenvolver um plano para o “destino” pessoal ou profissional do cliente, escolhido por ele. Uma ótima nomenclatura aqui é o SMART, um objetivo especifico, mensurável, alcançável, realizável. E com um tempo estabelecido.

O Coach (profissional especializado) facilita o processo de tomada de consciência do que se quer (sonhos, desejos, etc.), a identificação dos potenciais (competências, habilidades, hobbies, por ex.), a melhora da autoestima, a mudança de crenças que limitam, ou até mesmo pontos que precisam ser trabalhados que não eram enxergados antes.

A partir daí, o coachee (cliente) consegue com muito mais acerto definir seus objetivos, elaborar e monitorar projetos consistentes de ação.

O êxito, a autonomia, a auto realização, a melhora da desempenho profissional acabam acontecendo como mudança efetiva dessa viagem pessoal pela análise, reflexão, aceitação dos desafios e a realização de uma proposta de vida.

Serve tanto para propósitos pessoais, como para situações inseridas em ambientes organizacionais. Executivos e equipes que buscam maior eficácia. Organizações que desejam alinhar melhor as metas e valores dos seus colaboradores. Formação de líderes com alta performance e times de excelência.

É um espaço reservado na agenda para olhar os ventos que a vida insiste em soprar e com a ajuda do Coach, fazer as perguntas certas, com os métodos e ferramentas adequadas a cada situação especifica e ajustar as velas, aproveitando o máximo do que o momento oferece e acertar o rumo da proa para o destino escolhido.

Oswaldo respirou fundo. Antes achava que Coaching era mais uma moda do momento. E quando percebeu estava respondendo algumas perguntas simples, descompromissadamente… e saiu da conversa já com algumas dicas valiosas, de implementação imediata, que sabia que realmente fariam diferença para ele naquele momento da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.