Resolução de Problemas Complexos e o Princípio da Cerca de Chesterton

Como isso afeta decisões da Liderança

Uma leitura obrigatória para todo líder é o artigo “A cerca de Chesterton, o princípio que te obriga a pensar duas vezes antes de mudar algo”

O texto aborda o princípio conhecido como “Cerca de Chesterton”, uma teoria que aconselha cautela ao modificar ou eliminar tradições, regras ou sistemas estabelecidos sem compreendê-los completamente.

Este princípio, originado pelo escritor e filósofo inglês G.K. Chesterton, valoriza a compreensão profunda dos motivos originais de uma prática antes de alterá-la, alertando contra ações precipitadas que podem ter consequências piores do que os problemas que se pretende resolver.

A aplicação do princípio da Cerca de Chesterton estende-se a várias áreas, no exercício da #liderança, no aspecto pessoal ao político, e destaca a importância de entender completamente uma situação antes de tentar mudá-la.

Este conceito é contrastado com outras abordagens, como o “Teste do Grito” usado na computação ou as “decisões de portas” descritas por Jeff Bezos. Enquanto algumas decisões são reversíveis e podem ser tomadas rapidamente, outras, irreversíveis, exigem cuidado e deliberação.

Chesterton defende essa abordagem cuidadosa, especialmente em questões de grande importância ou consequências duradouras.

O link do artigo:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c902we095v5o

É interessante pensar nesse princípio simples de ser executado – entender por que aquilo foi implantado, criado ou surgiu de qual situação – serve também quando pensamos na competência da Resolução de Problemas Complexos, tema da minha próxima serie de postagem. Acompanhe e comente!

#coaching #mentoria #treinamento #quantumcriativo #resoluçãoproblemascomplexos #liderança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.