Um dos diferenciais competitivos de um bom profissional é a capacidade de desenvolver suas habilidades para ter bons relacionamentos interpessoais. Isso permite estabelecer relações mais saudáveis, influenciar positivamente as pessoas, melhorar o desempenho da equipe, negociar soluções mais criativas, colaborar com o clima organizacional, trazendo maior lucratividade e rentabilidade aos negócios e, com certeza, impulsionar a carreira profissional.
É da natureza do ser humano se relacionar. Busca-se a troca de energia, conhecimento e emoções. Busca-se construir e atingir objetivos comuns.
Na verdade, são as pessoas que movem os negócios, que fazem os números, os lucros e os bons resultados acontecerem. São as pessoas que constroem os grupos. É através das relações interpessoais que se estabelecem essas ligações, conexões, vínculos, que possibilitam tais coisas ocorrerem, seja em um contexto de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso, educacional, esportivo, e tantos outros.
A dificuldade nesse processo é que todo relacionamento humano é complexo. As pessoas são diferentes, comportam-se e pensam de formas diferentes. Acrescente a isso, o ambiente onde acontecem. E se forem contextos competitivos, os resultados ficam mais comprometidos ainda.
Estudos na década de 1970 conseguiram mostrar como o clima organizacional influencia diretamente a lucratividade do negócio, a produtividade e a capacidade de inovação dos colaboradores. E a forma como as pessoas, com seus comportamentos, crenças, valores e culturas fazem parte dessa equação.
Daí decorre a importância do profissional em desenvolver as suas habilidades interpessoais, para participar de maneira efetiva das interações humanas no trabalho, contribuindo para o sucesso da sua carreira, sua equipe e sua empresa.
Nas empresas, o conceito de relacionamento interpessoal refere-se a conduta humana diante de conflitos, crises, enfrentamento de obstáculos e a forma como se lida com pessoas com perfis diferentes.
Também nas empresas, a importância dessas habilidades se reflete cada vez mais nos processos seletivos, que se voltam para medir a parte comportamental além da parte técnica. Não basta contratar alguém tecnicamente perfeito. É preciso saber trabalhar em equipe, para não ficar fora do ambiente e dos processos, causando frustração e desmotivação em si e nos colegas, prejudicando os resultados.
Acrescente a isso, alguns desafios específicos. Na relação entre um gestor e a equipe, há o desafio da liderança (ser líder e não chefe). Entre departamentos diferentes, há o desafio do conflito de interesses e briga por recursos (prioridades diferentes de trabalho que podem prejudicar os colegas envolvidos). E no mesmo departamento, há o desafio de equilibrar competitividade e colaboração (pois todos buscam se destacar). No fim, como agir para colaborar, manter e atingir as metas da equipe e da organização, sem deixar de lado os próprios interesses?
Desenvolver a sua capacidade de relacionamento interpessoal significa ampliar a sua visão de como trabalhar com as pessoas, fazer a gestão de conflitos, mapear as emoções e reações, adequar a abordagem a ser usada, para influenciar positivamente as pessoas, obtendo cooperação, respeito e apoio, construindo um clima organizacional positivo e produtivo, afetando diretamente a lucratividade do negócio.
Um detalhe importante, o modo como a pessoa se relaciona no ambiente de trabalho poderá não ser igual em seu relacionamento familiar, ou de outros grupos com os quais convive. O fato é que, ao buscar melhorar para atuar em um deles, conseguirá aprimorar a qualidade das interações e relacionamentos nos outros grupos também, com certeza!
E por onde começar? Um bom relacionamento interpessoal reflete um bom relacionamento intrapessoal, ou seja, é um reflexo da forma como a pessoa se relaciona consigo mesmo.
Se tem questões pessoais e profissionais razoavelmente bem resolvidos, tenderá a ter relações com os demais de uma forma mais positiva. Se estiver vivendo alguma dor emocional ou algum drama pessoal, poderá refletir este mal-estar na forma como trata as outras pessoas. O desconforto interno poderá se revelar em atitudes negativas, agressivas, errôneas, sabotadoras, mau humor, tristeza e outros comportamentos.
Não há segredo… deve-se começar a se auto observar, perceber como está, de que forma está se tratando e se relacionando com todas as pessoas com as quais convive. Esse diálogo interno, essa observação de si mesmo, dará pistas do que não está bem para resolver a questão, ou de qual aspecto ou habilidade precisa aprimorar para fazer a diferença para si e para os outros.
É importante saber que as habilidades interpessoais envolvem quatro tipos de habilidades: sociais, emocionais, cognitivas e comunicativas.
As Habilidades Socias referem-se a Empatia, Adaptabilidade, Assertividade, Tolerância, Reconhecimento, Autocrítica e Discordância Colaborativa.
As Habilidades Emocionais dizem respeito à Autoconhecimento, Reconhecimento das Emoções, Autocontrole, Expressão de Emoções, Motivação e Autoconfiança.
Já as Habilidades Cognitivas envolvem a Criatividade, Percepção, Raciocínio Dedutivo e Indutivo.
Por fim, nas Habilidades Comunicativas temos a Audição Ativa, Questionamento, Linguagem colaborativa, Leitura Não Verbal e Eficiência Comunicativa.
Conhecer cada uma dessas habilidades interpessoais e verificar como está o seu grau de maturidade em cada uma delas, buscar dicas de como se aprimorar, de superar crenças ou limitações no uso de cada uma delas, exercitá-las no seu cotidiano, fará com que as desenvolva cada vez mais, tornando-se alguém que faz diferença para melhor não só no seu ambiente de trabalho como em todos aqueles nos quais participa.
Sucesso na sua caminhada.
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DICA
Com esse texto, eu início uma série de artigos sobre HABILIDADES INTERPESSOAIS e como desenvolvê-las por acreditar que sim, é possível fazer a diferença aonde estivermos, conhecendo como somos, como nos comportamos e aprendendo a fazer melhor o que temos de melhor! Fica o convite para acompanhar os textos e opinar a respeito. Meu sincero abraço e desejo de SUCESSO a todos!
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